sexta-feira, 2 de maio de 2008

Iron Man

Nunca tinha ido ao cinema tão cedo. Nem sabia que existiam sessões antes da uma da tarde mas a verdade é que, como assinalado no bilhete, ao 12 e 50 lá estava eu no escuro da sala, preparado para mais uma adaptação de uma BD da Marvel. E antes de começar, ou começando pelo fim, deixem-me dizer-vos que achei Iron Man um óptimo filme. Dito isto vamos lá desmontar o herói por peças.

Mesmo sem conhecer os quadradinhos quem viu os trailers leva de antemão uma gorda noção da história e do rumo dos acontecimentos. Lá começamos no deserto onde Tony Stark, um milionário da indústria do armamento, é feito refém por um grupo de rebeldes que o obrigam a construir um inovador missil, fabricado com o intuIto de servir as tropas americanas. Sem grandes alternativas e com uma espécie de íman no peito que o mantém vivo, decide construir um fato indestrutível e assim tentar a sua fuga das fechadas montanhas do Afeganistão. Esta é a base que sustém e desencadeia toda a acção, assente num só homem: Robert Downey Jr., que foi realmente uma certíssima escolha para o papel, parecendo em certos momentos que são mesmo dele as jogadas inconscientes e os toques de arrogância, o poder de ter tudo e conseguir conduzir a sua fábrica para o bem, fabricando uma nova forma de agir. Como qualquer herói que se preze, Stark tem também a sua mais que tudo, Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) fiel secretária, empregada, assistente, o crânio por detrás de todos os compromissos e vida social, reuniões e confusões. Formam um par amoroso com uma dinâmica pouco usual mas muito bem conseguida e que dá imensa cor ao filme (o pormenor da prenda que ela lhe dá ser no final a sua salvação é muito bom). A estes dois pontos fortes juntam-se os efeitos especiais absolutamente fantásticos (apesar de não serem inovadores), com cenas aéreas de cortar a respiração, um ritmo muito competente, que nos envolve com facilidade (são 126 minutos que passam a correr), algumas cenas divertidas e um final com muita personalidade.

Apesar de todas estas virtudes, Iron Man não me encheu as medidas, não me fez vibrar e desejar a vitória do nosso super-herói (lembro-me de que no Superman Returns estava mesmo em delírio). Falta alma e ambiente, sente-se demasiado a ausência de uma música forte, de um tema que se devia impor e gravar os tons nas nossas memórias, um quadro pintado, ruas mais espessas que se associassem a um certo universo que não é de todo definido. O que não temos também é um vilão à altura: Jeff Bridges tem uma boa actuação mas nunca chega a ser o mau que se precisa, não consegue a densidade necessária, sem contar que rapidamente lhe descobrimos a careca. Chegamos ao fim sem nenhum momento para levar para casa, sem grande tema de conversa ou alguma controvérsia. Faltava algum rasgo criativo, alguma invenção que agitasse o passo certo da fita.

Feitas as contas Iron Man, apesar de não salvar o dia, é um excelente entretenimento, construído com bons actores, muita acção e algum humor. Um bom pontapé de saída para a promissora época que agora começa!

(+) A personagem Tony Stark.
(-) Nunca consegue ser memorável.

NOTA - esperem até ao final dos créditos para verem uns 40 segundos bastante curiosos.

2 comentários:

Mil disse...

Gostei do filme..
Acho que o Jeff Bridges esteve muito bem!
Não gostei de determinados momentos que tornam o filme ridiculo em vez de cómico: Como por exemplo, aquela altura em que o agente da SHIELD coloca uma pequena carga explosiva para rebentar a fechadura da porta. A pose que eles fazem, de costas viradas e braços cruzados é absolutamente rídicula.
Na minha opinião, são estes detalhes que as vezes retiram brilho ao filme.
Ainda assim, acho que foi um bom blockbuster!

Miguel Ferreira disse...

Mil eu gostei da actuação do Jeff Bridges, é um excelente actor, acho é que a sua personagem não tem a profundidade necessária para ser um vilão de peso. Falta tempo de antena, faltam mais motivações e angustias. Eu tenho muita dificuldade em gostar dos vilões destas adaptações, os únicos que realmente acho fantásticos e completos são os do Batman!
Em relação a essa cena penso que é um gozo um pouco intencional, visto todo o filme parodiar desde o início com a SHIELD (que ao início tinha aquele nome comprido do qual eu não me recordo)!